Crédito da imagem: Pixabay
O que combina com vinho branco?
O vinho branco é muito mais do que apenas uma cor bonita. É uma bebida versátil que pode ser combinada com uma ampla gama de alimentos, desde aperitivos leves até pratos elaborados e saborosos.
Os pratos mais leves e delicados caem como uma luva nele, conferindo um toque especial à refeição. Mas você sabia que também é possível harmonizar vinhos brancos com sobremesas?
É isso mesmo! Existem vinhos brancos doces que combinam perfeitamente com uma variedade enorme de sobremesas. Por isso, se você for receber amigos em casa e quiser impressioná-los, aposte no vinho branco.
Continue lendo para aprender mais!
Vinho branco: aspectos a se considerar para a harmonização
Inegavelmente, ao contrário do que algumas pessoas equivocadamente pensam, vinho branco é um tipo de vinho muito rico em aromas e sabores.
Ademais, esse tipo de vinho em geral não possui taninos. São também mais leves que os tintos, com um menor teor de álcool.
Há alguns aspectos do vinho branco que devem ser levados em conta antes de efetuar a harmonização, como pode ser observado abaixo:
- Corpo: harmonize vinhos brancos mais leves com pratos igualmente mais leves e vinhos mais encorpados com pratos mais ricos, a fim de que o vinho não sobrecarregue a comida, ou vice-versa.
- Acidez: Quanto maior for a riqueza do prato a ser servido, mais acidez o vinho necessita ter. Um branco dotado de baixa acidez exibirá um sabor muito flácido e desestruturado ao lado de alimentos gordurosos ou cremosos, como macarrão com queijo.
- Álcool: Se porventura o seu vinho contar com um alto teor alcoólico, evite harmonizá-lo com uma comida muito picante. Afinal, o tempero amplifica o álcool e fará com que o vinho tenha um sabor quente, e o álcool trará uma sensação ainda mais picante para a comida.
- Doçura: Os vinhos secos são melhores para combinar com a maior parte das comidas salgadas, porém uma pequena quantia de açúcar residual no vinho branco (ou somente a percepção de doçura em um vinho seco e frutado como o Riesling) casa muito bem com pratos picantes como curry indiano.
Temperatura ideal do vinho
Assim como ocorre com qualquer outro tipo de vinho, o vinho branco tem uma temperatura ideal na qual ele deve ser servido.
A razão por trás disso é que a temperatura adequada permite que o vinho exiba todo o seu potencial, seus aromas e sabores.
Contudo, deixar o vinho em uma temperatura muito abaixo ou muito acima da ideal “mata” seus atributos.
Vinhos brancos devem ser servidos mais frescos, mais gelados, com temperaturas entre 6°C e 8°C.
Harmonizações incríveis com vinho branco
Veja a seguir várias e maravilhosas harmonizações com vinho branco que você pode fazer para ter uma experiência ainda mais espetacular:
-
Queijos frescos
Os queijos frescos, como, a nível de exemplo, queijo coalho, muçarela de búfala, ricota, queijo minas frescal, entre outros, combinam muito bem com vinho branco.
Uma ótima dica é o Sauvignon Blanc da Morandé Terrarum ou então um vinho verde, como o da BIS, por exemplo.
-
Aves
Sem sombra de dúvidas, carnes brancas em geral, leves, como as de aves, como o frango e peru, as quais possuem um sabor mais sutil, ficam simplesmente maravilhosas quando combinadas com um vinho branco mais encorpado, como o Chardonnay da Bressia Monteagrello ou um bom rosé da Paisajes de Los Andes.
-
Frutos do mar e peixes em geral
Peixes e frutos do mar são carnes que detém um sabor sutil, mais delicado ainda que o de carnes de aves, por exemplo.
- Saladas:
Os vinhos brancos caem muito bem com saladas de folhas verdes, legumes e frutas.
Além de refrescantes, as saladas vão deixar seu paladar leve e delicado.
- Massas
As massas são sempre uma boa pedida para acompanhar vinhos brancos.
Os molhos levemente adocicados combinam perfeitamente com o sabor do vinho, tornando a refeição ainda mais gostosa.
- Carne
A carne também é uma boa pedida para acompanhar vinhos brancos.
As carnes mais leves, como o frango e o porco, são as melhores opções, pois não vão competir com o sabor do vinho. Uma boa pedida é o Sauvignon Blanc da Petirrojo ou a champagne Testulat Blanc de Blancs.
-
Sobremesas mais leves
Sobremesas que tem um caráter mais leve, como pudins, frutas, cremes, com sabores amanteigados e sutis são uma escolha bem certeira para se combinar com vinhos brancos de colheita mais tardia, como o Chénin Blanc da vinícola argentina Propósitos.
-
Risotos
Na verdade, a harmonização dependerá muito dos ingredientes principais utilizados no preparo dessas massas e risotos.
Isso porque se forem itens como legumes e afins, o mais indicado são vinhos brancos leves, como o Sauvignon Blanc da Haras de Pirque Albaclara ou o já citado Chénin Blanc da Propósitos.
Por outro lado, se esses risotos ou massas levam ingredientes como peixe e frutos do mar, é melhor optar por vinhos brancos que possuem médio corpo, como o vinho português branco da Monte Velho.
-
Comidas mais robustas e com tempero mais forte
Agora, comidas mais robustas, que estão mais condimentadas, preparadas com um tempero mais forte demandam um vinho com mais corpo e mais aroma, como o Chardonnay da Puglia Tormaresca ou o da Cordero Con Piel de Lobo.
E então, o que achou das dicas que demos sobre pratos que combinam com vinho branco?
Aqui no blog da Single Wine possuímos uma seção inteiramente dedicada a dicas de harmonizações não apenas para vinho branco, mas vinhos tintos e rosés.
Confira agora mesmo nosso guia de harmonizações!