Existem muitas opções disponíveis na hora de comprar vinho tinto online, o que gera muitas dúvidas sobre como escolher vinho para cada ocasião. Afinal, o vinho é uma bebida versátil que combina com todos os momentos, desde um encontro com os amigos em casa até uma celebração durante o dia.
Cada tipo de vinho possui as suas particularidades e uma forma de acertar na compra e impressionar os amigos é pensar na harmonização da bebida com o menu. Se você quer ter mais confiança para fazer essa escolha, continue a leitura.
Para começar a se aprofundar no mundo da harmonização de vinhos, neste artigo, vamos apresentar algumas técnicas sobre como escolher vinho para cada ocasião. Boa leitura!
Como não errar na escolha do vinho?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como escolher um bom vinho em meio a tantas opções disponíveis. Com algumas dicas é possível adquirir um vinho de qualidade sem medo de errar.
A seguir, vamos mostrar como escolher um vinho para 3 ocasiões que ficam ainda mais especiais com um bom vinho: encontros românticos, encontros com amigos e diversas outras celebrações, tanto durante o dia, quanto durante a noite. Confira!
Encontros românticos
Seja em casa ou no restaurante, pedir um vinho impressiona a pessoa amada e deixa o encontro muito mais especial. Se você ainda está aprendendo a como harmonizar vinho com a comida, escolha um vinho tinto leve para não errar. Mesmo que você tenha ficado a cargo da escolha, pergunte se a parceira tem alguma preferência, assim vocês podem descobrir gostos em comum.
O Pinot Noir é uma ótima indicação por ser leve, delicado e que agrada à maioria das pessoas. Ou seja, ele é uma opção mais fácil de harmonizar com a comida. O Carménère também é uma ótima escolha. Ele possui toque aveludado e é versátil, ideal para beber sozinho ou acompanhando a refeição.
Em ambas as sugestões, o vinho chileno é uma excelente pedida. Para brindar, o espumante deixa o clima ainda mais romântico.
Encontros com amigos
A reunião com amigos tem muita conversa, interação e, claro, vários motivos para brindar os bons momentos. Para esses encontros prefira vinhos de corpo leve ou médio, pois são ótimas opções para serem consumidos tanto sozinhos quanto com a comida. Entre as opções, a leveza e o aroma frutado do Merlot se destaca por agradar à maioria das pessoas.
Vinhos brancos, rosés e espumantes são ideais para encontros com amigos, principalmente, durante o verão e nos dias mais quentes. Para os dias mais frios, o vinho tinto se encaixa com perfeição. O vinho italiano é sempre uma boa pedida.
Se o encontro for um churrasco, vá de vinho argentino como o Malbec ou Cabernet Sauvignon. O Malbec é um vinho tinto muito encorpado, com aromas fortes, mas que não agrada todo mundo. Porém, ele harmoniza perfeitamente com cortes suculentos e fibrosos. A acidez do Cabernet Sauvignon ajuda a cortar as moléculas de gordura, tornando a experiência ainda mais incrível.
O preço é um dos principais fatores considerados quando a pessoa ainda não tem muito conhecimento sobre vinho. Afinal, pagar um valor alto por uma garrafa não significa, necessariamente, que ela irá agradar o seu paladar. O ideal é buscar um bom custo-benefício, como conferir a seleção de melhores vinhos de R$ 40 a R$ 70 da Single Wine.
Celebrações durante o dia
As ocasiões especiais pedem um bom vinho para celebrar e brindar com as pessoas queridas. Para o dia, espumantes e vinhos leves (brancos, rosés ou tintos) são as melhores escolhas. As uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc são refrescantes e perfeitas para brindar e harmonizar com petiscos e entradas leves. Para acertar na compra e surpreender os convidados, vá de vinho português, francês ou espanhol.
Por fim, os acessórios para vinhos não devem ser esquecidos. Cada tipo de vinho possui as suas particularidades e a taça utilizada influencia na degustação. As taças sugeridas para vinho tinto possuem o bojo mais largo e longo. Assim, ele tem mais espaço para respirar e realizar o giro da bebida na taça, exalando os seus aromas.
Enquanto as taças de vinho branco possuem borda e tamanho menores do que as de vinho tinto. A saída de ar menor concentra os aromas e ao comportar uma quantidade menor, ela evita que a bebida esquente na taça.
Porém, mais importante do que a ocasião, a harmonização do vinho com o menu é o principal fator que deve ser considerado para não errar na escolha do vinho.
Celebrações durante a noite
As celebrações que acontecem a partir do entardecer também podem — e devem! — ser acompanhadas de vinhos especiais.
Eventos celebrados em noites mais frias, muito comuns durante o outono e o inverno na região sudeste e sul do país, harmonizam bem com vinhos mais encorpados, densos, como é o caso dos rótulos produzidos a partir da uva Cabernet Franc e da Sangiovese
Já nas noites de verão, com clima quente e ar fresco, seguimos o mesmo caminho das celebrações realizadas durante o dia e sugerimos opções mais leves, como é o caso das uvas indicadas anteriormente: Chardonnay e Sauvignon Blanc.
O que harmoniza bem com vinho?
As dicas para harmonização de vinhos são a melhor maneira de como escolher um bom vinho. O objetivo seu objetivo é deixar a refeição ainda mais saborosa, buscando o equilíbrio entre o vinho e o prato. A escolha depende de muitas variáveis, porém, vamos mostrar alguns conselhos básicos de harmonização para você acertar na escolha do vinho em todas as ocasiões.
De forma geral, os vinhos leves combinam com comidas leves e vinhos mais encorpados com uma comida mais robusta. Assim, carnes pedem uma harmonização com vinho tinto, enquanto saladas, peixes e frangos pedem um vinho branco ou um vinho verde.
O vinho rosé é muito versátil e harmoniza com muitas comidas, sendo um curinga na hora de escolher qual rótulo comprar. O espumante harmoniza com aperitivos, entradas em geral, queijos azuis e doces. Por fim, o vinho do porto possui um gosto mais adocicado e combina com queijos azuis, frutas secas e sobremesas à base de chocolate.
O que não combina com vinho?
Aprender como escolher um vinho é um desafio que com a prática vai se tornando mais fácil. Ao mesmo tempo que uma harmonização de vinho bem feita leva torna o momento da refeição muito mais saborosa e especial, uma combinação mal equilibrada pode deixar o vinho com sabor ruim. Apesar de ser uma bebida versátil, alguns alimentos são mais difíceis de harmonizar.
Peixes defumados, ovos, aspargos, legumes frescos, aspargos e sorvetes são alguns exemplos. As combinações com esses alimentos são mais difíceis, mas não é impossível. Para esses casos, prefira vinhos ácidos e leves. Outra opção é o vinho frisante, bebida muito parecida com o espumante, porém, com uma quantidade menor de gás carbônico e de teor alcoólico, sendo um exemplo leve e refrescante.
O vinho é uma bebida versátil que combina com todas as ocasiões, do encontro romântico ao churrasco com amigos. Como escolher vinho não é uma tarefa simples para quem ainda não tem muito conhecimento sobre o assunto, as nossas dicas de harmonização de vinhos ajudam a não errar na hora da compra.
Gostou das dicas? Siga o Instagram da Single Wine para acompanhar todas as novidades e sugestões de kits especialmente pensados para cada ocasião!