O vinho faz parte da história da humanidade e, com o passar dos séculos, eu consumo e produção se expandiu para todos os cantos do mundo. Alguns países produtores de vinho possuem uma tradição maior a ponto da bebida fazer parte da identidade nacional, enquanto outros possuem uma trajetória mais recente.
Entre os maiores produtores — e que possuem uma história mais antiga com a vinicultura — estão a Itália, a Espanha e a França com 45% da produção de vinho mundial em 2021. Por isso, eles são chamados de Velho Mundo. No entanto, alguns países fora da Europa também se destacam pela qualidade dos vinhos, conhecidos como o Novo Mundo.
Se você quer se aprofundar no mundo dos vinhos, esse artigo é para você. Ao longo do texto vamos te levar em uma volta ao mundo pelos principais países produtores de vinhos.
Vamos lá?
Descubra os principais países produtores de vinho do mundo
Argentina
Começamos a nossa viagem pela Argentina, que teve o início da sua produção influenciada pela colonização espanhola (assim como o Chile). A região que mais se destaca é Mendoza, concentrando cerca de 70% da produção de vinho do país.
Entre as uvas cultivadas, as castas Malbec, Chardonnay e Cabernet Sauvignon elaboram excelentes vinhos, com muito sabor e complexidade. Além disso, um dos motivos para que o país tenha se tornado uma referência mundial são os seus terroirs privilegiados.
Terroir é um conjunto de fatores que influencia na qualidade do vinho e inclui o solo, o clima, a altitude, a frequência das chuvas e o relevo. Cada região é única, por isso, um vinho feito com a mesma casta de uva pode ser muito diferente dependendo da região em que foi produzido.
Seleção Single Wine de vinhos argentinos
Na nossa seleção de vinhos argentinos, vale a pena experimentar um Malbec de Mendoza como o vinho tinto Altos Las Hormigas e o Cabernet Sauvignon Alamos, ambos premiados pela crítica especializada.
Chile
O Chile é uma referência de qualidade entre os países produtores de vinho, um dos maiores exportadores da bebida atualmente. O terroir chileno é único e muito privilegiado, favorecendo o cultivo de várias uvas como a Carménère, Cabernet Sauvignon e Chardonnay.
Os vinhos tintos chilenos possuem características mais frutadas com taninos presentes e macios. Enquanto os vinhos brancos são equilibrados, com sabor marcante e notas de frutas tropicais e cítricas. Os rótulos que passam por barris de carvalho ganham ainda mais estrutura e complexidade.
As principais regiões vinícolas do país são Valle Central, Aconcágua, Valle de Itata e Atacama.
Seleção Single Wine de vinhos chilenos
Os apreciadores de um bom vinho não podem deixar de conferir a nossa seleção de vinhos chilenos.
Entre os destaques estão o tinto premiado Montes Classic Reserva Cabernet Sauvignon, o tinto Morandé Ethikós Carménère e o vinho branco Baron Philippe de Rothschild Reserva Chardonnay.
Portugal
Saindo da América Latina e desembarcando na Europa, a primeira parada é em Portugal. Com grande tradição vinícola, o país possui uma vasta quantidade de uvas nativas, como Touriga Nacional, Trincadeira e Moscatel.
Os vinhos portugueses são conhecidos por seus sabores e aromas únicos, gerando vinhos com muita personalidade devido à valorização das castas nativas. As regiões da Bairrada, do Alentejo e do Douro são as principais produtoras do país.
Seleção Single Wine de vinhos portugueses
Os vinhos do Porto da região de Douro são famosos mundialmente e um excelente representante é o Burmester Ruby. Outros rótulos de uvas locais são o vinho tinto Alecrim Alentejo e o vinho branco Flor de Crasto.
Espanha
Seguindo em direção ao leste, chegamos na Espanha. O país possui uma geografia privilegiada com vinhedos localizados em alta altitude e algumas regiões cercadas por montanhas e outras no litoral. Com isso, os vinhos espanhóis ganham mais frescor e são mais frutados e equilibrados, fáceis de beber.
A casta Tempranilla é cultivada quase exclusivamente lá, sendo a principal uva tinta da Espanha. As regiões de Rioja, Cataluña, Toro e Castilla y León se destacam como as principais do país.
Seleção Single Wine de vinhos espanhóis
Para quem deseja degustar um vinho espanhol de alta qualidade, experimente o tinto Pleno Tempranillo D.O. Navarra, o tinto Iselen e o espumante Cava Portell Rosat Brut. Todas as opções são excelentes para degustar e aproveitar o momento com as pessoas queridas.
França
Uma lista com os principais países produtores de vinho do mundo não poderia deixar de incluir a França. O país tem muita tradição e produz rótulos mundialmente famosos e de alta qualidade. Os vinhos franceses são sofisticados, leves e com alto potencial de guarda, gerando aromas e sabores únicos.
Um dos seus diferenciais é a grande variedade de uvas cultivadas no país, como as castas Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Cabernet Franc, Sauvignon Blanc e Sémillon. Entre as principais regiões produtoras estão Bordeaux, Borgonha e Champagne.
Seleção Single Wine de vinhos franceses
O tinto Chateau Larrivaux e o tinto Chateau Rochers de Joanin são excelentes exemplares da região de Bordeaux. E para os apreciadores de champagne, o Testulat Blanc de Blancs se destaca por ser elegante e equilibrado.
Itália
A Itália é um ícone na gastronomia e também na produção de vinhos, que faz parte da sua história. O maior produtor do mundo é conhecido por sua qualidade e por seus rigorosos processos de inspeção, garantindo que os rótulos sejam certificados conforme o padrão de qualidade exigido.
Os vinhos italianos são produzidos em terroirs variados, o gerando características diferentes em cada região. De forma geral, eles são frutados e possuem uma acidez elevada que harmoniza perfeitamente com a comida. Os vinhos tintos são estruturados, com taninos mais marcantes e os brancos são aromáticos, refrescantes e com toque cítrico.
As vinícolas da região da Sicília, Toscana, Piemonte e Veneto se destacam na produção de vinhos do país.
Seleção Single Wine de vinhos italianos
Diretamente da região da Toscana, os tintos Cantina Dei Maestri Il Viaggio Rosso, Centine e Santa Cristina Rosso são rótulos imperdíveis.
Brasil
Para finalizar a viagem de volta ao mundo pelos maiores países produtores de vinho, chegamos no Brasil. A cultura do vinho no país está crescendo, tanto no consumo, quanto na produção da bebida.
A Serra Gaúcha e o Vale do São Francisco (localizada entre os estados de Pernambuco e Bahia) se destacam como as principais regiões de vinho do Brasil. Vários tipos de uva se adaptaram ao clima local e produzem vinhos de excelente qualidade, como as castas Merlot, Chardonnay, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon.
Conhecer diferentes rótulos de países produtores de vinho também é uma forma de conhecer outras culturas sem sair de casa. Para escolher o seu próximo destino, acesse a loja online da Single Wine!